Aprendizagens com o data show
Segundo Pimenta (2002) "Para saber ensinar, não bastam a experiência e os conhecimentos específicos,mas se fazem necessários os saberes pedagógicos e didáticos".
O que é diferente, o novo sempre chama mais a atenção e isso desperta a curiosidade.Com o avanço tecnológico o indivíduo se depara com diferentes ferramentas não sabendo, muitas das vezes, como utilizá-las a favor do ensino-aprendizagem.
O data show deve ser usado como apoio pedagógico mas infelizmente o professor tem utilizado como mero objeto proporcionando aulas expositivas e cansativas sem a participação ativa dos alunos. È preciso que reflita sobre sua ação e que exerça o papel de mediador questionando, debatendo, levando o aluno a pensar no que está aprendendo e não vê-los apenas como receptores do conteúdo transmitido. Deve sim contribuir para novos conhecimentos ,motivando os alunos a partir da utilização da tecnologia com objetivos e metas visando o crescimento intelectual de cada um para que sintam prazer em aprender.
O data show é um ótimo recurso tecnológico desde que seja usado adequandamente. É preciso ficar claro que este não é e não deve ser instrumento único para auxiliar na aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário