quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Data show x sala de aula

A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula é uma experiência que tem dado certo em muitas escolas, mas, é apenas mais um recurso para dinamizar o processo de ensino aprendizagem.
Isso não quer dizer que o livro será substituído, e sim, que novos recursos podem ser agregados em prol da geração de novos conhecimentos.
“Os alunos gostam de novidades, e sempre que possível o professor agrega novos recursos no planejamento, de forma que estes venham gerar mais conhecimento.” Coordenadora do UCA na Escola Estadual Joca Costa _Dinápolis/Norte /Tocantins.


http://jocaucadno.blogspot.com/2010/05/aulas-com-o-uso-do-data-show.html
Muito se tem debatido sobre as novas tecnologias disponíveis e suas aplicações didático-pedagógicas. Além de recursos de vídeo, utilizados há algum tempo, as escolas de ensino fundamental e médio da rede particular (incluindo cursinhos pré-vestibulares e faculdades) investem cada vez mais na aquisição de sofisticados equipamentos multimídia. Computadores, data show, lousas eletrônicas, interatividade, cursos à distância em tempo real. É verdadeira-mente impressionante as transformações ocorridas no espaço físico das salas de aula nos últimos 10 anos. E acho que estamos apenas no começo.
Toda esta gama de modificações coloca no centro do debate a adequação (ou não) do uso de tais tecnologias, sobretudo no que concerne aos alunos das séries que embasam a formação intelectual dos futuros profissionais das mais diversas áreas de atuação.
As novas tecnologias podem e devem ser utilizados por professores de todas as áreas do conhecimento, já que existe disponibilidade das mais diversas formas de imagens (fotos, gráficos, mapas, pinturas, animações, etc.). Porém sem a devida mediação exercida pelos professores certamente qualquer informação veiculada cairá no vazio. Cabe a nós profissionais, em sala de aula, verificar se os alunos estão acompanhando, copiando em seus cadernos as matérias e resolvendo os exercícios propostos, enfim, não perder o foco de nossas aulas.
“Muitas vezes, tanto a aula expositiva no quadro-negro pode ser desmotivadora quanto a aula expositiva no data-show. A única coisa que se modifica é o formato, pois o objetivo alcançado pode ser idêntico. Muitas vezes o uso do data-show, principalmente se utilizado no "escurinho do cinema", pode levar a uma malimolência extrema.” Publicado em 6 junho, 2008 de 4:16 pm e arquivado sobre A boa educação .
http://umminimodecompetencia.wordpress.com/2008/06/06/cuspe-giz-data-show-e-power-point/

Nenhum comentário:

Postar um comentário